Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com

O INVERNO PODE AFETAR MINHA SAÚDE BUCAL?

jan. 04, 2024

O INVERNO PODE AFETAR MINHA SAÚDE BUCAL?


Uma nova pesquisa mostrou que a sua saúde bucal tem maior probabilidade de piorar nos meses de inverno, devido a vários fatores. Neste post, observaremos as razões que podem levar sua saúde bucal a sofrer nos meses mais frios, e o que você pode fazer para evitar os possíveis problemas que possam surgir em sua saúde bucal durante essa época.

POR QUE MINHA SAÚDE BUCAL ESTÁ MAIS EM RISCO DURANTE O INVERNO?


Há muitos fatores diferentes que afetarão sua saúde bucal durante os meses mais frios, alguns óbvios, outros não tão óbvios. Primeiramente, examinaremos os motivos mais óbvios que afetarão sua saúde bucal durante o inverno, o clima.

COMO O CLIMA PODE AFETAR MEUS DENTES?


O clima pode afetar seus dentes de várias maneiras. Durante o inverno, nunca pensamos em como a temperatura afeta nossa saúde bucal.


O tempo frio pode causar aumento da sensibilidade nos dentes, mesmo para aqueles que não sofrem com sensibilidade. Quando os dentes ficam muito sensíveis, pode fazer com que comer, beber e até mesmo falar seja algo mais desafiador. O clima frio também pode fazer com que você aperte a mandíbula e triture os dentes, isso é porque esta é uma reação natural ao sentir frio. O corpo faz isso para tentar aquecer em temperaturas muito baixas.


DE QUE OUTRA FORMA OS MESES DE INVERNO PODEM AFETAR MINHA SAÚDE BUCAL?


Nestes meses de inverno consumimos em excesso alimentos e bebidas que fazem mal à saúde bucal, como chocolate, bebidas alcoólicas e etc. Mas nunca pensamos quais danos poderão causar o consumo destes alimentos e bebidas.

O consumo desses alimentos não é proibido, porém deve ser feito com cautela, para que você e seus dentes passem ilesos nessa época do ano.


EVITANDO QUALQUER PROBLEMA.


Certifique-se de que você está cuidando bem dos seus dentes. Escove-os pelo menos duas vezes por dia, utilize fio dental e o enxaguante bucal, isso é o mínimo que você deve fazer para cuidar dos dentes.


Mas se você quiser cuidar de forma mais completa de sua saúde bucal a IPB DENTAL está aqui para te oferecer o melhor e mais completo plano odontológico do mercado. Temos os melhores especialistas em odontologia que estão te esperando para lhe auxiliar neste e em outros temas relacionados a sua saúde bucal.

04 jan., 2024
Todo mundo sabe que cuidar da saúde bucal traz vários benefícios para a saúde geral. Mas você sabia que não escovar os dentes frequentemente pode te trazer problemas cardíacos? Quando não há a frequência necessária de escovação, algumas bactérias podem se proliferar na região da boca e entrar na corrente sanguínea. Após isso acontecer, elas se deslocam até o coração e provocam inflamações capazes de resultar em sérios problemas cardiovasculares. Na boca existem inúmeras bactérias, algumas boas e outras nem tanto. Por exemplo, enquanto algumas têm funções específicas e benéficas para o funcionamento do corpo, como digestão de alimentos, outras são muito perigosas e capazes de causar infecções no corpo humano. Endocardite bacteriana É o caso da Staphylococcus aureus, bactéria que causa a endocardite bacteriana. Doença que provoca inflamações nas partes internas do coração. Quando o coração é afetado por essa doença, o risco de sofrer um infarto, AVC, insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos aumenta substancialmente. É uma doença cujos sintomas mais comuns são: Aparecimento de sopro cardíaco; Febre alta; Perda de peso; Dor músculos; Fadiga intensa, entre outros. Uma das melhores formas de prevenir o risco de desenvolver a endocardite é estabelecer uma boa rotina de higiene bucal. Portanto, mantenha uma frequência de, pelo menos, duas escovações ao dia, utilize o fio dental e vá regularmente ao dentista. Para entender melhor sobre como manter uma saúde bucal impecável, confira este artigo que preparamos para você. IPB DENTAL oferece o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados a sua saúde bucal. Clique aqui para conhecer mais sobre nossos serviços! Esse artigo tem como função apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal, portanto não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então procure um dentista para um diagnóstico preciso.
04 jan., 2024
Bruxismo é o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes durante o sono. Quando ocorre durante o dia, o distúrbio é chamado de briquismo. Esse transtorno pode provocar amolecimento e desgaste dos dentes, por isso fique alerta caso acorde com dor de cabeça ou na mandíbula. O esforço exagerado feito pelos dentes durante o sono também pode acarretar em dores no pescoço, mandíbula, nos músculos da face e nos ouvidos. Como identificar o bruxismo? Uma das possíveis causas do bruxismo é o fator genético. Situações de estresse e idade, cafeína e o consumo de bebidas alcoólicas também são considerados potenciais causadores desse transtorno. Geralmente, as pessoas não sabem que têm bruxismo. Na maioria das vezes, ficam sabendo apenas quando alguém comenta que elas fazem um som de ranger de dentes enquanto dormem. Para ter certeza, agende uma avaliação clínica para identificar o grau de gravidade do transtorno e ter um tratamento adequado. Quais são os tratamentos?  Ainda não há um tratamento que cure o bruxismo por completo. Mas algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores e diminuir o atrito causado entre os dentes.
Share by: